segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010


A pré-história da mente.

Uma busca das origens da arte, religião e da ciência.

Autor: Steven Mithen. Editora do original: Thomes and Hudson Ltd., London, 1996 Tradução de Laura Cardellini Barbosa de Oliveira. Editora: UNESP, S. Paulo, 1998

Apresentamos abaixo um quadro, por nós realizado, com os resumos dos vários períodos da pré-história, empregando dados do referido livro. Em seguida, fornecemos maiores detalhes.

ANOS QUE PRECEDERAM
A ÉPOCA ATUAL
CARACTERÍSTICAS DO PERÍODO
6 –4,5 milhões(?) Único tipo: antepassado símio denominado “ANCESTRAL COMUM” ou “ELO PERDIDO.”
4,5 – 1,8 milhõesSurge o Australopithecus ramidus, 10 dos australopitecinos. Depois de 300 mil anos surge o Australopithecus anamensis.
3 milhõesOs dois anteriores foram substituídos por Lucy, um Australopithecus afarensis que desapareceu depois de meio milhão de anos. Possuía um cérebro de 400 a 500 cm3.
2 ½ milhõesSurgiram os “filhos” de Lucy, chamados de australopitecino grácil ou Australopithecus africans
2 milhõesPrimeiros integrantes da linhagem Homo – Homo habilis com cérebro medindo de 500 a 800 cm3.
1,8 milhõesTem início o PLEISTOCENO. Surge o Homo erectus que descende do anterior, ou de outros Homo. Seu cérebro é de 750 a 1.250 cm3. Tem início o PALEOLÍTICO INFERIOR.
1,4 milhõesAparecimento de objetos simétricos em forma de pêra chamados machados de mão.
500 milSurge na Europa o Homo heidelbergensis, outro descendente do Homo erectus. Desaparece o Australopithecus africans.
400 – 100 milFósseis de Homo sapiens arcaico são descobertos na África e Ásia. Possuíam cérebro com 1.100 – 1.400 cm3.
300 milSão vistos Homo com crânios mais arredondados que os Homo erectus e são chamados de Homo sapiens arcaico.
200 milComeça o PALEOLÍTICO MÉDIO onde novas ferramentas são fabricadas pela técnica Levallois.
150 milAparece na Europa e no Oriente Médio o Homo neanderthalensis ou Homem de Neandertal. O tamanho do seu cérebro era de 1.220 a 1.500 cm3.
100 milEntra em cena a nossa espécie, o Homo sapiens sapiens (HSS) que vai juntar-se aos neandertais e ao Homo sapiens arcaico. O cérebro do HSS media de 1.200 a 1.700 cm3.
60 milNo sudeste da Ásia o HSS constrói embarcações e vai até a Austrália.(*)
40 milNa Europa e na África, as ferramentas de pedra são substituídas pelo osso e o marfim, e novas atividades do HSS surgem (ver texto após a tabela). Os neandertais desaparecem.
30 – 12 milSurgem na Europa as pinturas rapestres e as Américas são povoadas.
10 milChega ao fim a era Glacial. Também é o fim do PLEISTOCENO.

(*) Tem início a fluidez cognitiva plena (p. 284)
Período paleolítico: período pré-histórico que principia no final do pleistoceno (ou plistoceno) com o aparecimento dos mais antigos fósseis humanos, e se caracteriza pela presença de artefatos de osso e/ou de pedra fragmentada ou lasca, datando do final deste período notáveis desenhos e pinturas rupestres; período da pedra lascada; idade da pedra. Plestoceno ou plistoceno: época diluvial ou glacial. No Paleolítico Superior que tem início a partir dos 40.000 anos atrás, na Europa, o HSS apresenta grande mudança comportamental (p.36) 
A pré-história da mente. Uma busca das origens da arte, da religião e da ciência.

Resumo das principais partes para facilitar o entendimento do desenvolvimento da mente humana.

Página 31 e seguintes

6 – 4,5 milhões de anos atrás:
Único tipo: o antepassado símio (denominado “ancestral comum” ou “elo perdido”).

4,5 – 1,8 milhões de anos atrás:
Surge o Australopithecus ramidus é o mais antigo ancestral humano identificado e apresenta as características mais simiescas de todos os nossos ancestrais (é o primeiro dos australopitecinos, literalmente “macacos do sul”) (da África). Depois de aproximadamente 300 mil anos surge o A. anamensis. Os dois eram especialmente vegetarianos.

3 milhões de anos atrás:
Aproximadamente, nessa época, eles foram substituídos por Lucy que era um A. afarensis. Ela pode ter sido descendente de um dos dois anteriores ou de um outro antepassado. Podia andar em pé ou subir em árvore e possuía um cérebro de 400 a 500 cm3. Desapareceu depois de meio milhão de anos.

2,5 milhões de anos atrás:
Surgem aqueles que foram conhecidos como “filhos” de Lucy. A maioria é parecida com os anteriores mas, são mais australopitecinos.

2 milhões de anos atrás:
Depois do A. africanos ter desaparecido, surgem outros com cabeça grande e um tanto precoces. De fato, correspondem aos primeiros integrantes da linhagem Homo e possuem cérebros maiores que os dos australopitecinos (500 a 800 cm3 ). Foram os Homo habilis. Enquanto o Homo habilis destacava-se pela habilidade de manufaturas, ferramentas e pela inclusão de carne na alimentação, os australopitecinos tinham hábito vegetariano.

1,8 milhão de anos atrás:
Tem início o Pleistoceno. Placas de gelo começam a formar-se nas latitudes altas. Surge o Homo erectus que descende do Homo habilis (ou de outros Homo), que agora sai de cena mais alto e com um cérebro maior. O cérebro do Homo erectus era de 750 a 1.250 cm3 . O Homo erectus continua vivendo na Ásia Oriental até cerca de 300 mil anos atrás, mas por toda a Ásia e África vemos Homo com crânios mais arredondados – são os Homo sapiens arcaicos. (ver detalhes mais abaixo)

1,4 milhão de anos atrás:
Aparecimento de objetos impressionantes de pedras simétricas em forma de pêra, chamados machados de mão que se espalham por quase todas as partes do mundo.

500 mil anos atrás:
Na Europa, surge o Homo heidelbergensis, outro descendente do Homo erectus.

400 - 100 mil anos atrás:
Fósseis de Homo sapiens arcaico são descobertos na África e Ásia. São, provavelmente, descendentes do Homo erectus e distinguem-se dele pelo seu cérebro maior (1.100 – 1.400 cm3 ) e pelo crânio mais alto e mais arredondado.

200 mil anos atrás:
Começa o Paleolítico Médio que o diferenciam do período anterior (que tem início a 1,8 milhão de anos e que é chamado de Paleolítico Inferior). Nesse novo período os objetos usados passaram a ser mais diversificados e os machados de mão deixaram de ser tão notórios. As novas ferramentas incluem aquelas manufaturadas por uma nova técnica, chamada método de Levallois, que produz lascas e pontas de pedra cuidadosamente modeladas.

150 mil anos atrás:
Apareceu na Europa e no Oriente Médio o Homo neanderthalensis, popularmente conhecido como o Homem de Neandertal. Ele tende a usar ferramentas produzidas pela técnica de Levallois e a caçar animais de grande porte. O Homo neanderthalensis distingue-se do Homo erectus por possuir um cérebro maior (1.220 – 1.500 cm3 ). Os neandertais tiveram que enfrentar mudanças freqüentes e dramáticas: é o período glacial com as placas de gelo, repetidamente, avançando e se retraindo por toda a Europa, causando uma mudança na vegetação, que passa da tundra para a floresta. (Tundra = vegetação que vive em solos rochosos e turfosos e sobre frio intenso. Consta de liquens, musgos, ervas, etc.). (Turfoso = matéria constituída de restos vegetais em vários graus de decomposição). Apesar de grande parte do Velho Mundo ser agora o palco, de os objetos de cena estarem mais diversificados, de o tamanho do cérebro ter alcançado as dimensões modernas, de novos Homo terem surgido, não deixou de ser uma experiência tediosa. Até agora não surgiu nada que possamos chamar arte, religião ou ciência.

100 mil anos atrás:
Dessa época até os dias de hoje podemos dividir em 3 partes:

Parte 1 – dos 100 mil aos 60 mil anos atrás:
Entra em cena a nossa própria espécie, o Homo sapiens sapiens (HSS). O tamanho do cérebro varia entre 1.200 a 1.700 cm3 , é igual ou ligeiramente inferior ao cérebro do Homo neanderthalensis. Ele é visto na África do Sul e no Oriente Médio, e junta-se a um elenco que continua incluindo os neandertais e o Homo sapiens arcaico. Apesar do comportamento do HSS ser idêntico aos dos dois citados, há indícios de que no Oriente Médio, o HSS não apenas enterrava seus mortos dentro de covas, como faziam os neandertais, mais depositava partes de carcaças de animais junto aos mortos, aparentemente, como se fossem oferendas. Na África do Sul, usavam torrões de ocre vermelho, embora não fique claro o que faziam com eles; também afiavam pedaços de ossos para fazer arpões. São os primeiros utensílios feitos de outro material que não a madeira ou a pedra.

Parte 2 – tem inicio aos 60 mil anos atrás:
No sudeste da Ásia, o HSS constrói embarcações e faz a primeira travessia até a Austrália. No Oriente Médio, as lascas de pedra, em vez de serem produzidas pelo método de Levallois, agora são longas e finas: parecem, e de fato são chamadas lâminas.

Parte 3 – tem inicio aos 40 mil anos:
A partir dessa época, na Europa e na África os objetos de cena passaram a dominar a ação. A restrita série de ferramentas de pedra agora deu lugar a uma grande diversidade de objetos fabricados com vários materiais diferentes, incluindo osso e marfim. São construídas moradias com paredes pintadas. Há escultura de animais e figuras humanas em pedra e marfim. Vestimentas são costuradas com agulhas de osso. Os corpos, sejam dos vivos ou dos mortos, são ornados com colares e pingentes. Tudo isso é executado pólo Homo sapiens sapiens (HSS). Os neandertais desaparecem e o HSS fica sozinho.

30 – 12 mil anos atrás:
A Europa resplandece com as pinturas rupestres. O ritmo da ação lentamente se acera. À medida que as placas de gelo começam a retrair-se, as áreas tornam-se ainda maiores com o acréscimo da Américas do Norte e do Sul.

10 mil anos atrás:
A era glacial chega ao fim e há um rápido período de aquecimento. Isso marca o fim do Pleistoceno quando o HSS é conduzido até o mundo quente do Holoceno (holoceno = época atual ou recente). Tem início uma nova fase quando pessoas no Oriente Médio cultivam plantas e domesticam animais. Os acontecimentos agora passam como um raio, numa velocidade estonteante. São criadas aldeias e depois cidades. Sucessões de impérios emergem e caem. Os objetos tornam-se ainda mais prevalentes, diversos e complexos. Em não mais que um instante, carroças viram carros e escrivaninhas transformam-se em computadores. Depois de quase 6 milhões de anos de relativa inércia, é difícil compreender o sentido dessa agitada cena final.

Seguidores