segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010


COLESTEROL E COMPANHIA

Seja amigo do seu coração.
Cuidado com o colesterol e seu bando!

O termo colesterol já se tornou bastante popular, a tal ponto que é freqüente ouvir-se nas conversas, particularmente, de pessoas idosas: "eu tenho colesterol". Usando essa expressão, as pessoas querem dizer que o nível do colesterol no sangue está aumentado.
Também, já se tornou popular a noção de que o aumento do nível de colesterol, no sangue, está associado a diversos distúrbios, principalmente, nos vasos sangüíneos e no coração.

Mas, o colesterol não é o único vilão da história, outras substâncias também estão relacionadas aos citados distúrbios. Essas substâncias são: triglicerídios, HDL colesterol (HDLc), LDL colesterol (LDLc), lipoproteina-(a) (Lp-a), omega-3 e quilomicron.

Por esta razão, achamos de valor fornecer alguns esclarecimentos sobre esse conjunto de substâncias.
Logicamente, trataremos desse assunto sem a preocupação de tocar na estrutura química dessas substâncias e das reações entre elas. Isso seria de interesse dos alunos do segundo grau, ou dos universitários e dos profissionais ligados a essa área.
Desenvolveremos o assunto, referente às citadas substâncias, distribuindo-o em quatro itens:

1- Considerações gerais.

2- Níveis normais no sangue.

3- Distúrbios vasculares e suas relações com o colesterol e as substâncias afins.

4- Fontes das substâncias e conduta para correção dos níveis sangüíneos.
1- Considerações gerais.

Para ordenarmos o assunto, mostramos abaixo os grupos e subgrupos aos quais pertencem essas substâncias.

  •  Lipídios: colesterol, triglicerídios, omega-3.


  •  Glicoproteínas: HDLc, LDLc, LP-(a) e quilomicron.


  • Lipídios - não têm uma definição com bases na função orgânica. Como diz o professor Ricardo Feltre, ..."são substâncias untuosas ao tato, deixam mancha translúcida sobre o papel ("mancha de gordura"), são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos (éter, clorofórmio, benzeno, etc.)."
    São divididos em simples, como exemplo os triglicerídios, e complexos, como exemplo o colesterol.

    Os lipídios decorrem da união do glicerol com ácidos graxos. O omega-3, já muito popular, é um ácido graxo poliinsaturado e, mais adiante, daremos detalhes sobre ele.

    Os lipídios são classificados de diversos modos, entretanto, usaremos a classificação mais utilizada na literatura com bases no grau de saturação dos ácidos graxos.

    Consideraremos os lipídios em: saturados, poliinsaturados e monoinsaturados. Sem entrar em detalhes sobre as características químicas dessas substâncias, queremos apenas assinalar que denominamos de saturadas quando não existir na molécula a ligação dupla no carbono (=C). Será monoinsaturada quando houver um único tipo dessa ligação e poliinsaturada quando existirem duas ou mais ligações.
    As moléculas sem ligação dupla têm a forma retilínea. Naquelas com ligação dupla, a molécula apresenta uma dobra, na altura da ligação, que acarreta a perda da forma retilínea.
    Isso faz com que o arranjo das moléculas fique mais enfraquecido, facilitando sua dissolução, conferindo-lhe um estado líquido, ao contrário do estado sólido da molécula saturada com o mesmo número de carbonos.
    Cada vez que uma ligação dupla for desfeita, uma das ligações será ocupada por um átomo de hidrogênio. Daí concluimos que quanto menos ligações duplas existirem, mais átomos de hidrogênio a molécula conterá.

    Recentemente, tem sido usada uma nova designação para um produto derivado da hidrogenação parcial de ácido graxo: "trans-ácido graxo."
    Nesse processo, átomos de hidrogênio, perdidos da molécula de ácido graxo poliinsaturado, são colocados de volta; isso produz a retificação das moléculas e facilita sua compactação. Como exemplo temos a margarina que se mantém sólida à temperatura ambiente.

    As experiências têm mostrado que as gorduras mais úteis são as monoinsaturadas, depois vêm as poliinsatauradas e, por último as saturadas, aquelas que, quando em excesso, acarretam os distúrbios que vamos considerar mais adiante.

    Queremos destacar, dentre os ácidos graxos poliinsaturados (AGP), o AGP omega-3, com mais de 10 carbonos na molécula, considerado de cadeia longa. Como vimos, anteriormente, ele é poliinsaturado porque tem mais de 1 dupla ligação entre carbonos, e o número 3 é dado porque a primeira ligação está loclizada após o carbono 3.
    Nas moléculas de ácidos graxos poliinsaturados, os carbonos são numerados a partir do carbono da metila terminal (CH3) como é mostrado na fórmula abaixo. Como vemos, há ligação dupla após os carbonos 3 e 4.

    H3C1-C2-C 3=C4=C 5--------etc-----C 11OOH

    Para indicar as duplas ligações dos ácidos graxos coloca-se, primeiro, o número total de carbonos após a letra C; em seguida, após dois pontos, coloca-se o número de ligações duplas e, depois, entre parênteses, as posições das ligações duplas.
    Desse modo, no exemplo acima teríamos: C11:2(3, 4), ou seja, a molécula tem um total de 11 carbonos, 2 ligações duplas nas posições - carbonos 3 e 4.

    Desse modo, representamos os ácidos, omega-3 e omega-6, respectivamente, do seguinte modo:
    Ácido alfa-linolênico = C18:3(3, 4, 5). Esse ácido graxo é omega-3 porque a primeira ligação dupla (primeiro número dentro dos parênteses) é 3.
    Ácido linoleico = C18:2(6, 9). É um omega-6 porque o primeiro número é 6.

    O AGP omega-3 é encontrado nos produtos vegetais (óleos de soja e de noz), e nos animais (principalmente peixes e óleos de peixe). Os peixes que apresentam maior quantidade do omega-3 são: cavala, salmão e arenque.
    No quadro abaixo apresentamos as quantidades de omega-3 fornecidas por alimento de origem animal
    Origemg/100 g
    Cavala2.50
    Salmão1.80
    Arenque1.60
    Atum1.60
    Carne de boi0.25
    Cordeiro (perna)0.50
    Porco0.70

    Já o AGP omega-6 é encontrado, principalmente, em produtos vegetais. O ácido linoleico está presente nos óleos de soja, milho, noz, girassol e oliva.

    Esses dois ácidos, AGP omega-3 e 6, são essenciais porque não podem ser sintetizados pelo organismo, tanto no homem como nos outros animais, e, por esta razão, têm que ser ingeridos na dieta.

    Lipoproteínas - já que os lipídios (triglicerídios, colesterol) são insolúveis em água, para que sejam transportados no sangue e chegar aos diversos tecidos, ligam-se às proteínas (apoproteínas ou apolipoproteínas). Justamente, a substância resultante da ligação desses lipídios com esse tipo de proteínas é denominada de lipoproteína.
    Fazem parte desse grupo: HDLc, LDLc, Lp-a e quilomicron.

    As gorduras saturadas elevam o nível de LDLc, enquanto que as monoinsaturadas abaixam os níveis de LDLc mas não afetam o HDLc. Veremos mais adiante os malefícios e benefícios dessas alterações.

    As gorduras monoinsaturadas, tais como óleo de oliva e de canola, quando substituem as saturadas, abaixam os níveis do colesterol e do HDLc.

    Também é importante ingerir alimentos e bebidas com ação antioxidante, pois combatem os radicais livres que, por sua vez, oxidam o LDLc tornando-o mais daninho ao organismo. Têm ação antioxidante os vegetais verdes (brócolis, repolho, espinafre, etc.), batata doce, cenoura, melão, morango e outras frutas, vinho tinto, chá. As vitaminas A e E são recomendadas por possuirem, também, ação antioxidante.
    Isso é importante porque, quando o LDLc é oxidado, sua ação no processo de aterosclerose fica ampliada.

    Queremos ressaltar que tem havido um grande equívoco em relação à ingestão de gorduras, o que tem levado muitas pessoas a evita-las. As gorduras são imprescindíveis para o organismo; o que deve ser combatido é o seu excesso. No final desse artigo fazemos referência à quantidade de gordura que deve fazer parte da dieta.

    No quadro abaixo, citamos algumas das funções importantes dos lipídios.
    Funções dos lipídios
    1- Fazem parte da membrana das células. .
    2- Fornecem energia para o organismo. .
    3- Formam uma camada protetora (isolamento térmico) na pele.
    4- Entram na composição de hormônios e das vitaminas E, K e A.

    2- Níveis normais no sangue.

    Nesse grupo de substâncias, é preferível falar de níveis desejáveis ao invés de níveis normais. Isso porque os níveis, ao serem considerados, dependem da idade, do sexo e da presença ou não de problemas como doença cardiovascular, obesidade, fumo e outros que citaremos quando falarmos de alto risco.
    Tabela dos níveis sangüíneos, desejáveis, das substâncias
    SUBSTÂNCIANÍVEL DESEJÁVELNÍVEL DE MAIOR RISCO
    ColesterolInferior a 200 mg/dlAcima de 240 mg/dl
    LDLcInferior a 130 mg/dlAcima de 160 mg/dl
    HDLcSuperior a 40 mg/dlInferior a 35 mg/dl
    TriglicerídioInferior a 150 mg/dlSuperior a 200 mg/dl

    3- Distúrbios vasculares e suas relações com o colesterol e as substâncias afins.
    Dentre os distúrbios que possam ser causados pela diminuição ou pelo excesso dessas substâncias no sangue, vamos destacar, apenas, os mais freqüentes.

    A elevação do nível sangüíneo do colesterol, triglicerídio, LDLc e Lp-a ou a redução do nível de HDLc e omega-3, podem acarretar, principalmente, distúrbio cardio-circulatório ou cerebral. Esse distúrbio, é conseqüência de múltiplas lesões na parede das artérias. Essa lesão, denominada ateroma, apesar de comprometer grande parte das artérias em todo o corpo, chama mais a atenção quando atinge as artérias do coração (coronárias) e do cérebro, com as respectivas complicações: angina do peito podendo chegar ao infarto cardíaco e acidente vascular cerebral.

    A lesão vascular (ateroma) decorre da ação do LDLc que transporta o colesterol do sangue para a parede das artérias e, com a colaboração de outras substâncias e de células que infiltram o local, promove a formação de uma placa espessa que diminui ou obstrui a luz do vaso sangüíneo.
    Pela ação danosa promovida pelo LDLc , ele é conhecido por "mau colesterol".

    Já o HDLc é chamado de "bom colesterol" por admitir-se que ele transporta o colesterol para fora da lesão vascular, protegendo, desse modo, a parede da artéria.

    Um alto nível de Lp-(a) é também um risco para desenvolver aterosclerose prematuramente. É desconhecida a maneira danosa pela qual essa substância atua.

    De mesmo modo, o aumento do nível sangüíneo de triglicerídio está associado a maior risco de aterosclerose e, muitas vezes, quando ele está elevado, também estão altos os níveis de colesterol e de LDLc e baixo o de HDLc. Desse modo, algumas autoridades atribuem o efeito maléfico, não ao aumento do triglicerídio, mas às alterações do LDLc e do HDLc.
    Fatores de risco para doença da artéria coronária (CAD)
    (Baseado no guia do National Cholesterol Education Program)
    Positivo:
    · Homem com idade igual ou superior a 45 anos e mulher igual ou superior a 55 anos.
    · História familiar de doença coronariana prematura.
    · Fumante.
    · Hipertensão.
    · HDL colesterol abaixo de 35 mg/Dl
    · Diabetes.

    Negativo:
    · HDL colesterol maior ou igual a 60 mg/dL.

    Passando os olhos na lista do quadro acima, verificamos que não só o colesterol e várias outras substâncias, são os únicos responsáveis pelo distúrbio vascular citado.
    Vemos que fumo, hipertensão, diabetes, idade do paciente e o componente hereditário, também tomam parte no processo.
    4- Fontes das substâncias e conduta para correção dos níveis sangüíneos.

    Fontes das substâncias
    Alimentos ricos em gordura saturada: gordura de carne de boi e de aves, gordura de leite e derivados, côco, gordura de porco, chocolate.
    Alimentos ricos em gordura poli-insaturada: óleo de milho, óleo de girassol, óleo de soja, nozes.
    Alimentos ricos em gordura mono-insaturada: óleo de oliva, canola.
    Alimentos ricos em gordura hidrogenada:> margarina velha, biscoito, bolo, frituras,
    Alimentos ricos em omega-3: salmom, atum, cavala, truta, peixe-espada, arenque, semente e óleo de linho.
    Alimentos ricos em fibra: aveia, legumes, frutas com casca, cevada, cenoura, quiabo, ameixa, laranja, verduras.


    Conduta para correção dos níveis sangüíneos das substâncias:

    A quantidade de colesterol a ser ingerida por dia não deve ultrapassar 300 mg.
    Para abaixar o nível de colesterol, a quantidade total de gordura na dieta deve fornecer menos de 30% da caloria total da dieta.
    Se soubermos quantas calorias da dieta estão reservadas para as gorduras, basta dividir esse valor por 9 e encontraremos a quantidade, em gramas, de gordura a ingerir; isso porque, cada grama de gordura fornece 9 calorias.
    Das gorduras a ingerir, 1/3 deve ser de saturada, 1/3 de poliinsaturada e 1/3 de monoinsaturada.

    Para reduzir o LDLc a nível abaixo de 100 mg/dl, manter o fornecimento de calorias das gorduras abaixo de 30% da caloria total da dieta, menos de 10% do total de calorias de gordura saturada e menos de 200 mg de colesterol por dia.

    Para reduzir o LDLc e o triglicerídio, ingerir os peixes citados anteriormente por serem ricos em omega-3.

    Alimentos que contêm fibra, citados anteriormente, abaixam o nível de colesterol, de LDLc e de triglicerídio. O total de fibras a ser ingerido por dia é de cerca de 20 a 30 gramas.

    Os especialistas aconselham a ingestão de 25 gramas de proteina de soja por dia para reduzir o colesterol.

    Ao terminar, quero lembrar que é importante combater a obesidade, corrigindo a alimentação e fazendo exercícios para alcançar, mais facilmente, as metas acima referidas.

    Seguidores